Os vinhos de Provence participam da segunda edição do SIRHA, entre os dias 04 e 06 de outubro, no Riocentro. A maior região produtora de rosés do mundo será a patrocinadora oficial do Concurso Bocuse d’Or, além de harmonizar o Dîner des Grands Chefs, que acontece no dia 05 de outubro, no hotel Grand Mercure.

Os rosés de Provence encontram naturalmente seu lugar na feira, apresentando toda a versatilidade de seu produto ao público final, além de realizar uma aproximação com o mercado de hotéis e restaurantes, que buscam constantemente inovações e produtos de qualidade para se renovarem.
Em um estande ambientado com uma atmosfera bem provençal, os visitantes terão a rara oportunidade de degustar livremente 15 diferentes vinhos rosés de 3 denominações (Côtes de Provence, AOP Coteaux d’Aix-en-Provence, AOP Coteaux Varois-en-Provence). Os representantes estarão à disposição para fazer negócios, esclarecer dúvidas e acompanhar as degustações, realizando uma verdadeira imersão no universo dos melhores rosés do mundo. Os vinhos da Provence também poderão ser degustados no Lounge VIP da feira. 




Há 10 anos, época em que os vinhos rosés eram quase ausentes das mesas brasileiras, os Vinhos de Provence acreditaram no potencial do Brasil e investiram num longo trabalho de promoção dos seus rosés. Os números demonstram esta tendência. Segundo dados da Alfândega, em 2013, as vendas dos rosés de Provence no Brasil aumentaram 170% em volume e 153% em valores. Em 2014, enquanto o país vivia uma crise econômica, as vendas registravam um aumento de 25% em volume e 30% em valor. Em 2015, indo contra a corrente de um mercado deprimido, quando as importações de vinho caíram 11%, os rosés de Provence mantiveram seu crescimento com um surpreendente aumento de 24% em valores.

“Já faz alguns anos que trabalhamos para posicionar os Vinhos de Provence no Brasil como um vinho descontraído, que se bebe em todas as ocasiões, priorizando a qualidade dos vinhos e seus bons preços. Esse trabalho institucional rendeu frutos graças ao investimento de alguns vinhateiros, que asseguraram uma forte presença dos Vinhos de Provence no mercado, nos tornando líderes incontestáveis dos vinhos rosés no Brasil”, declara o diretor do Conselho Interprofissional dos Vinhos de Provence (CIVP), Eric Dufavet, explicando o crescimento da marca, na contrapartida da desaceleração do mercado vinhos.

Perfeito para o clima brasileiro, o rosé da Provence se consome fresco e acompanha bem qualquer refeição, da carne vermelha aos frutos do mar, da salada ao petisco, da cozinha regional aos pratos mais sofisticados. Aromático, mas seco, ele vai bem em todas as ocasiões, podendo acompanhar um jantar ou um aperitivo à beira da piscina. Além do aroma encantador, o leque de cores sedutoras surpreende os amantes do vinho.