Alex Ferraz

Santa Cruz Shopping leva à Zona Oeste a Máquina de Desenhar

Neste sábado, dia 27 de fevereiro, o Santa Cruz Shopping apresenta a Máquina de Desenhar. Projetada pelo artista, inventor e performer brasileiro Michel Groisman, o público terá a oportunidade de conhecer de perto um aparelho mirabolante que serve para criar pinturas coletivas. O evento permitirá que as pessoas, em um grupo de oito participantes, criem seus desenhos por meio de cordas e registros de cores, revelando as mais belas e inesperadas pinturas. A ação é gratuita e acontecerá na praça de eventos do shopping, em dois horários: das 10h às 12h e das 13h às 17h. A classificação é livre. O Evento é patrocinado e apresentado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura.

A Máquina de Desenhar é composta por uma estrutura conectada à cordas, roldanas, rolamentos e eixos móveis, com garrafas de tinta e mangueiras. Durante a brincadeira, quatro pessoas controlam o movimento do pincel, enquanto as outras quatro controlam o fluir das cores. E os participantes levam a pintura de recordação para a casa.

A atividade com a Máquina de Desenhar abrange tanto um público interessado em arte de vanguarda como um público leigo, mostrando que a arte contemporânea pode ser lúdica, experimental, sensorial e acessível a todos. Brincando de pintar com a Máquina, cada um tem a possibilidade de reconhecer a sua potencialidade criativa e a do outro enquanto parceiro de criação, já que os desenhos são criados em conjunto.

A Máquina de Desenhar passou pelo ‘World Together Conference’ – Tate Modern (Londres, 2012), 29ª Bienal de São Paulo (São Paulo, 2010), Arte e Acessibilidade, Experimentações Artísticas Compartilhadas (Sesc São Carlos, SP), Sesc Santana, Sesc Vila Mariana, MAC – Niterói, entre outros locais.

Sair da versão mobile