O curso BRASAS patrocinou o “Trote do Amor”, que mobilizou alunos de 10 faculdades do Rio de Janeiro em competição de arrecadação de donativos e ideias. Criado pela agência Panqueca, o “Trote do Amor” tem como objetivo aproveitar toda a energia e mobilização dos jovens nos tradicionais trotes das maiores faculdades e universidades do Rio de Janeiro em benefício de instituições de caridade da cidade.
O projeto consiste em criar uma competição sadia entre os estudantes, combatendo a ideia de trote violento, onde os jovens são motivados a arrecadar donativos para entidades beneficentes. No final, a instituição de ensino que arrecadar mais doações é eleita “Faculdade do Amor” daquele semestre letivo. Durante cinco dias de ação, o “Trote do Amor” arrecadou cinco toneladas de donativos.
Segundo Marcos Mendes Jr, Fundador da agência Panqueca, o Trote do Amor visa “possibilitar uma transformação cultural, capaz de modificar o viés de humilhação e violência que durante décadas acompanha a história do trote universitário, mostrando que é possível direcionar toda a massa de energia desta ação para uma causa nobre”, afirma.
Para John McCarthy, Diretor Administrativo do BRASAS, atuar como apoiador do projeto contribui para essa mudança cultural. “Nossa missão, como educadores, é possibilitar o crescimento das pessoas. Nós ferramentamos, com o domínio da língua inglesa, nossos alunos a se colocarem no mundo globalizado. Já o ‘Trote do Amor’ mexe na conscientização dos calouros sobre possíveis formas de transformar velhos conceitos para tornar esse mundo melhor.”