No sábado (13.12), a Jazz Ahead realizará sua última edição de 2014 no Clube dos Macacos. Para celebrar o fim de mais um ano, Alma Thomas eIndiana Nomma se apresentarão junto do Quinteto Nuclear em homenagem a Sarah Vaughan, uma das mais influentes vozes femininas do jazz. A festa, que acontecerá no Clube dos Macacos, no Horto, a partir das 22h, vai contar, também, com a participação do DJ e produtor Nado Leal e dos residentes DJ Gustavo MM e VJ AnimaFoto.
De voz versátil e tonalidade grave, Sarah Vaugham marcou uma época e fez grandes admiradores. Preferida pelos boppers no começo dos anos quarenta, Sarah entrou no rol, junto com Billie Holiday e Ella Fitzgerald, como uma das mais sofisticadas vozes femininas do jazz. A cantora foi, ainda, pioneira em introduzir no canto as técnicas instrumentais do bebop.
A norte-americana Alma Thomas, que chegou ao Brasil em 2004, vai soltar a sua imponente voz com a qual já realizou trabalhos ao lado de artistas consagrados como Norah Jones, Diana Krall e David Sanborn. Seu primeiro CD ‘Sub.entendido’ com a banda “Alma Thomas Sextet” lançado no Japão (Argus Label) foi um dos mais aclamados pela crítica.
Já Indiana Nomma, que nasceu em Honduras, mostrará suas influências culturais do México, Portugal, Nicarágua e Alemanha, países em que fixou residência durante sua carreira.
Os jovens que formam o Quinteto Nuclear entram em cena com seus mais de 15 anos de experiência e um poder que parece ser antagônico: eles tanto surpreendem os ouvintes de jazz mais experientes como colocam os jovens para dançar. Tecnicamente seguros, eles mostram que a dedicação nos estudos de improvisações sobre temas de Hubbard, Monk e Coltrane lhes fizeram atingir consistência e criatividade em seus processos, sejam eles espontâneos ou não.