Imagine poder colher o fruto do saber! No lugar de frutos, o passante encontra livros pendurados em árvores nas praças públicas do Rio que o levam ao conhecimento e ao mundo da fantasia. Pois é isto o que crianças de Zona Norte a Sul terão, no próximo sábado e domingo (3 e 04 de maio), em ações gratuitas, promovidas pelo projeto “Livro de Rua”.

A iniciativa incentiva o amor pelas palavras, pela leitura poética, pelo conhecimento das artes, da História, das Ciências exatas, da Filosofia, de HQ ou do que o leitor quiser!

No sábado (3), o “Leitura na Praça” acontece na Praça Nazaré, em Anchieta. Já no domingo (4), a mesma ação ocorre na Zona Sul, na Praça Edmundo Bittencourt, no Bairro Peixoto, em Copacabana. Contadores de histórias que quiserem aderir como voluntários serão bem-vindos como parceiros. As crianças podem levar livros para compartilharem leitura e, se desejarem, deixá-los para doação.

Às 9h, serão montados os “pés de livro” e a brincadeira rola até o último leitor!

No domingo, às 16h, a “Biblioteca na Praia” será montada na Praia do Leme, na altura da Rua Anchieta. Lá, acontecerá também sarau colaborativo de poesia com o público.

O evento conta com estantes cheias de livros, que poderão ser retirados gratuitamente. O único compromisso com o projeto é não deixá-los presos depois de ler. Quem gostou e quiser contribuir com o Livro de Rua, pode levar livros para libertar!

Sobre o Livro de Rua

O projeto existe há 5 anos e sobrevive graças ao empenho do professor Pedro Gerolimich, criador da iniciativa, e dos muitos voluntários que a causa já atraiu.”Muitos vêm ver e ficam para ajudar, viram voluntários”, conta ele, que é conhecido como “Pedro do Livro” entre os amigos.

Segundo ele, há muito o que fazer para as pessoas lerem mais. O projeto está crescendo e, até o fim do ano, sua meta é atingir a marca dos 100 mil livros libertos. Para isso, expande as ações por toda a cidade.

Serviço 1: Leitura na praça com libertação de livros

Dia: 3 de maio, sábado

Local: Praça Nazaré – Anchieta

Horário: das 9h às 11h

Serviço 2: Leitura na Praça com libertação de livros

Dia 4 de maio, domingo

Local: Praça Edmundo Bittencourt – Bairro Peixoto – Copacabana

Horário: das 10h ao 12h

Servico 3: Biblioteca na Praia

Dia 4 de maio, domingo

Local: Praia do Leme (Próximo a Rua Anchieta)

Horário: das 16h às 19h