Os sabores da rica culinária do Mediterrâneo são a inspiração para a edição comemorativa de um ano do jantar-espetáculo ‘Babette’, no dia 9 de abril. ‘Delícias do Mar do Meio’ foi o tema escolhido pelo Coletivo Gourmet, que realiza o evento no restaurante Santo Scenarium.
O menu é assinado pela chef Ana Salles e harmonizado com azeites especiais produzidos em regiões banhadas pelo Mediterrâneo selecionados por Marcelo Scofano: o extra virgem italiano Tenuta Torre di Mossa e o espanhol Oro Bailén, ambos entre os melhores do mundo em 2013. Haverá também uma harmonização opcional de vinhos proposta pela sommelier Alessandra Gomes Rodrigues. A consultoria gastronômica é de Rossella Speranza.
O evento começa às 19h, com serviço de couvert: focaccia de batata servida com azeites, seguida da entrada, sarde a Beccafico, uma sardinha à moda siciliana que será servida às 20h. O prato principal, servido após a apresentação dos artistas, seráspaghetti alla bottarga, massa combinada com uma iguaria feita de ovas de peixe. Há uma opção para os vegetarianos: spaghetti al pesto. A sobremesa escolhida para a noite é a torta de ricota com gotas de chocolate. O café será acompanhado de amanteigado de castanha do Pará e coco.
A curadoria artística do evento é de Cadu Cinelli. A programação inclui a participação do Grupo Mosaicos: Luciana Zule, contadora de histórias, e de Leandro da Costa e Matheus Brill, músicos que vão se apresentar com um violão espanhol e instrumentos árabes, ambientando a noite com árias, cantos e sonoridades do mar. O Grupo apresenta também narrativas gregas: o Mito do Minotauro e a Origem do Mar Egeu, Píramo e Tisbe. Os participantes poderão conhecer também o conto sírio O pescador e o gênio.
O jantar-espetáculo tem como referência o filme ‘A Festa de Babette’. O longa é vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 1987. Babette’ tem produção de Rodrigo Cotrim de Carvalho, co-produção de Célia Menezes, Betânia Rohn, Everaldo Alves e trilha sonora de Wagner Lopes.
Sobre o Santo Scenarium
O Santo Scenarium funciona em um casarão restaurado que já foi endereço do ilustre ator João Caetano e, no século XIX, abrigou uma delegacia. Inaugurado em 2007, a casa tem como proposta a democratização do jazz e da música instrumental no Rio de Janeiro, tendo sido a primeira do gênero na região do Centro Antigo. A decoração, com temas religiosos, chama a atenção com seus oratórios e outras relíquias, como o anjo de madeira com 2,5 metros, pendurado no teto – réplica de obra de Aleijadinho.
Serviço – Babette
Data: 9 de abril
Local: Santo Scenarium (Rua do Lavradio, 36, Centro do Rio Antigo)
Horário: 19h
Preço: R$110 (inclui couvert, entrada, pratos principais, sobremesa, entrada do espetáculo e taxas de serviço. Bebidas serão pagas à parte, no local)
Compras exclusivamente pelo site do Coletivo Gourmet www.coletivogourmet.com.br