Robert J. Shiller, economista e autor dos livros Finanças para uma boa sociedade, O Espírito Animal e A Solução para o Subprime, todos lançados pela editora Elsevier, foi um dos vencedores do Prêmio Nobel de Economia 2013, junto com Eugene F. Fama e Lars Peter Hansen. Segundo a Real Academia de Ciências da Suécia, a escolha se deu pelo trabalho pioneiro dos premiados para identificar as tendências nos mercados financeiros.
A premiação vai acontecer no dia 10 de dezembro, em Estocolmo, e os vencedores vão ganhar US$ 1,2 milhão, uma medalha de ouro e um diploma.
No livro Finanças para uma boa sociedade, o autor desafia o público e os líderes a repensarem as finanças e o papel do setor financeiro na sociedade. O autor sustenta que as finanças devem ser definidas não apenas como manipulação do dinheiro ou como gestão de riscos, mas como administração ou intendência dos ativos da coletividade.
Em O Espírito Animal, Robert Shiler detalha os mais penetrantes efeitos dos espíritos animais na vida econômica da contemporaneidade – como confiança, medo, falta de fé, corrupção, preocupação com a justiça e etc. A obra desafia a inteligência econômica e apresenta uma ousada e nova visão que transformará as economias e restaurará a prosperidade.
A Solução para o Subprime revela a crise das hipotecas subprime que devastou a economia americana e se refletiu em todo o mundo. A partir de uma linguagem direta, Shiller examina os escombros da crise, define as origens do problema e lança ideias arrojadas para resolvê-lo.