Ícone do site Alex Ferraz

A ilusão de Ícaro


Antigamente, a sociedade ditava regras como a escolha do caminho mais seguro, a estadia na zona de conforto, a procura por um emprego, entre outras regras. Desta forma, não permitia ao ser humano voar perto do sol. Lançado pela editora Elsevier, o livro A Ilusão de Ícaro mostra como vencer em uma economia que recompensa a arte, não a conformidade.

O autor Seth Godin explica porque as verdadeiras inovações são focadas em confiança, proeminência e liderança. O especialista desenvolve um conceito que explica porque devemos tratar nosso trabalho como arte. Segundo ele, arte não é um gene ou talento específico, é uma atitude disponível a todos que tenham uma visão que os demais não têm e coragem para fazer algo a respeito.

Godin afirma que Steve Jobs foi um artista, assim como Henry Ford e Martin Luther King Jr. Para ele, trabalhar como um artista significa investir nas coisas que importam: criatividade, trabalho emocional e determinação. O caminho do artista não é para os fracos, mas Godin mostra porque ele é a nossa única chance de erguer a voz, nos destacarmos e fazermos a diferença.

“Este livro gira em torno de uma simples suposição: você sabe como ser humano e como fazer arte. Não precisamos que nos ensinem a fazer arte, mas às vezes precisamos de permissão. Temos mania de seguir instruções”, informou.

Sair da versão mobile