O Novo Código de Processo Civil, lançado pela editora Campus/Elsevier reúne alguns dos maiores processualistas do país para uma análise sobre o PL n° 8.046/2010, conhecido como o Projeto do Novo Código de Processo Civil. São discutidas as influências que as garantias fundamentais da pessoa humana exercem e podem sofrer com as alterações no ordenamento processual civil nacional. Os autores comentam ainda as principais tendências que deverão entrar no novo Código de Processo Civil para torna-lo mais simples, visto que atualmente o código está em vigor há 40 anos.

Entre as discussões, os juristas analisam o progresso da ciência jurídica correlata ao Direito Processual Civil diante das necessidades urgentes de adaptações hábeis a atender a nova situação jurídico-social na qual se insere o cidadão de hoje, que é mais consciente de seus direitos e, portanto, exerce mais frequentemente seu direito constitucional de ação perante o Poder Judiciário. Este, por sua vez, sente a dificuldade oriunda do crescente número de demandas e, como a própria prática forense responde, não consegue atendê-las tempestivamente.

A obra nasceu da necessidade que os professores de Direito Processual Civil da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro sentiram de aprofundar o debate a respeito do Projeto de Lei n°8.046/2010. E a ideia de promover um evento no qual pudessem ser discutidas as influências que as garantias fundamentais da pessoa humana exercem e podem sofrer, com as alterações no ordenamento processual civil nacional, amadureceu juntamente com professores de outras universidades do Rio de Janeiro e de outras cidades brasileiras.