Administração Financeira e Finanças Empresariais, lançado pela editora Campus/Elsevier, tem como objetivo atender aos candidatos de concursos públicos no que se refere ao conteúdo programático. Com linguagem clara e objetiva, é um excelente material para quem deseja estudar e exercitar a fixação dos assuntos da forma como são cobrados em concursos, como os do BACEN, SUSEP, IRB, CVM e das provas da PETROBRAS (BR), TRANSPETRO, BNDES e outras.

O diferencial desta obra é ser um livro exclusivamente de finanças corporativas, ou seja, um titulo que trata de administração financeira orçamentária. É uma disciplina que tem como objetivo estudar como maximizar a riqueza dos proprietários com foco nas decisões de investimento, financiamento e dividendos com a finalidade de minimizar riscos e maximizar lucro e riqueza. De acordo com esta realidade deve-se fazer uma identificação do ambiente, assim como identificar o comportamento dos investidores.


O ambiente financeiro é composto por gerentes financeiros, mercados financeiros e investidores. O papel do gerente financeiro da empresa é viabilizar oportunidades de negócios, considerando que, para atrair capital e viabilizar um empreendimento, é necessário prever o montante de capital a ser utilizado, tendo em vista sua forma de captação, mercado de dívida, mercado acionário ou ambos, em consonância com os planos de investimentos da empresa. Para melhor entendimento dos leitores, os autores trazem a explicação teórica de cada exemplo, com exercícios comentados de diferentes concursos.

“A administração financeira em si diz respeito às responsabilidades do gerente financeiro numa empresa no que se refere à avaliação de projetos e seu fluxo de caixa futuro com o objetivo de proporcionar um retorno compatível com o nível de risco do projeto, ou seja, é o uso eficiente dos recursos financeiros”, explicam os autores.