A L’Oréal acaba de inaugurar em Paris o Centro Global de Pesquisa Capilar, com investimento de 100 milhões de euros e área total de 25.000m². São mais de 500 profissionais, incluindo químicos, físico-químicos, óticos, cientistas de materiais, especialistas em metrologia e reologia, cientistas da computação e estatísticos.

O novo Centro utiliza ferramentas de automação e modelagem com tecnologia de ponta em plataformas colaborativas. Um exemplo são os robôs que imitam aplicações de produtos nos cabelos ou preparam fórmulas em tempo reduzido. O robô de pesagem automática pesou quase um milhão de amostras de coloração para aproximadamente 100 mil fórmulas que exigem testes.

Além de eficiência, os consumidores também buscam emoções nos produtos que desejam. O Centro de Pesquisa desenvolveu procedimentos de avaliação sensorial para medir os componentes emocionais e 50 técnicos especializados monitoram as ações dos consumidores.

O Centro Global de Pesquisa Capilar é o principal de uma rede de seis laboratórios regionais e sede dos Departamentos Internacionais de coloração capilar, cuidados com os cabelos e styling. Os demais centros regionais estão localizados no Japão, na China, na Índia, nos EUA e no Brasil e têm uma dupla missão: interpretar as estratégias de inovação identificadas pelo Centro de Pesquisa de Saint Ouen e adaptá-las às características específicas de seus mercados, além de inventar novos produtos que atendem às necessidades dos consumidores locais. Estas inovações locais também poderão ser internacionalizadas.

“O centro de pesquisa de Saint Ouen integra nossa estratégia de, cada vez mais, atender às necessidades específicas de cada consumidor, de diferentes culturas, rotinas de beleza e poder de compra”, afirma Jean Paul Agon, Presidente e CEO do Grupo.

A L’Oréal, líder mundial em cosméticos, está a serviço de todas as formas de beleza do mundo há mais de 100 anos, com um portfólio de 27 marcas internacionais. Em 2011 a empresa investiu mais de 700 milhões de euros na área de pesquisa e inovação. A empresa possui seis centros regionais de P&I localizados no Japão, na China, na Índia, nos EUA, no Brasil e na França. Interpretar as estratégias de inovação e adaptá-las às características específicas de cada mercado são parte da missão dos laboratórios.